Dermatologia: Dica para sua pele

Pauta: Queratose Pilar

C om a chegada do inverno, quando o tempo é mais seco, devemos redobrar a atenção com a nossa pele. Por causa do friozinho da estação e do banho quente, a pele tende a ficar mais ressecada. Por esse motivo devemos tomar alguns cuidados para manter-la sempre bonita e com aspecto saudável. Usar cremes e óleos sempre é uma boa dica, mas nem sempre isso resolve o ressecamento e o aspecto ressecado. Alguns problemas de pele devem ser tratados de forma mais específica.

S e você tem na região das coxas, nádegas, costas ou parte superiores dos braços, pequenas colisões na pele, que dão um aspecto áspero e avermelhado pode ser sinal de Queratose Pilar. Ela tende a ser pior no inverno, onde estamos sujeitos a períodos de baixa umidade. A Queratosse é uma doença de pele comum, onde a região afetada geralmente fica com uma aparência grosseira e alguns casos avermelhada.  Ainda não se tem uma resposta exata sobre a origem deste problema. Acredita-se que pode estar relacionado com o excesso de produção de queratina. Mas estudos apontam que existe uma ligação de hereditariedade: na maioria das vezes o pai, a mãe ou outro parente possui este problema. Pessoas com problemas alérgicos como asma, rinite, doenças de pele e pele resecada também tem maior tendência a desenvolver essa a doença. A Queratose Pilar é mais observada em crianças e adolescentes e podem diminuir com o tempo, mas não tem cura.

A lgumas pessoas espremem as bolinhas como se fossem espinhas, mas isto é errado. Não se pode espremer e nem esfoliar, pois pode causar manchas a pele difíceis de retirar. O tratamento correto vai depender da gravidade da doença. A forma mais eficaz e comum para suavizar os seus sinais é intensa hidratação e lubrificação da pele. Em alguns casos a aplicação de cremes com manto ácido, vaselina e complexo. Se persistirem os sintomas, cremes medicamentos a base de ureia podem ajudar. Em casos mais graves o Dermatologista pode prescrever até antibióticos.