Espaço Ofertão

Fique Ligado!

Hanseníase tem cura!

Estigmatizada por vários anos a Hanseníase, antes conhecida como lepra, só recebeu este nome depois que Hansen descobriu o bacilo causador da doença, Mycobacterium leprae. Por muitos anos os portadores dessa doença sofreram com preconceito e descriminações geralmente morriam isoladas da sociedade.
Atualmente se sabe que esta enfermidade tem cura e apesar de pesquisas recentes afirmarem que os casos da doença no Brasil diminuíram, ainda temos um índice alto dessa moléstia. Nos últimos 10 anos, os números Hanseníase no Brasil diminuíram 26%. Essa queda se deve ao tratamento integral do paciente com a poliquimioterapia, disponibilizado pelo SUS.
A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa que atinge a pele e nervos das mãos, braços, pernas, orelha, pés, olhos, rosto e nariz. Ela pode atingir homens e mulheres em todas as faixas etárias. Apesar de ser contagiosa, a Hanseníase não é transmitida facilmente. Segundo a diretora da Divisão de Hanseníase do CVE, Mary Lise Marzliak, o contágio se da pelo contato intimo prolongado em doentes que não estejam em tratamento. Além disso, a pessoa precisa ter predisposição para ser infectada.
Após o contágio, a doença pode demorar até 5 anos para apresentar sinais e sintomas dermatológicos. As principais características são manchas esbranquiçadas, avermelhadas, ou marrons. Elas causam sensação de formigamento, dormência e diminuição ou a ausência de dor e de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.
A Hanseníase pode causar incapacidades físicas e até mutilações. A falta de tratamento pode permitir que o bacilo se espalhe pelo corpo e afete agressivamente os nervos e os órgãos interno. Por esse motivo é importante o diagnóstico precoce e o acompanhamento da doença durante 6 a 12 meses.
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento gratuito e eficaz. O acompanhamento da doença é complementado com exercícios para prevenir incapacidades físicas, sob orientação da equipe médica.

Mais informações:

Associação Internacional Contra Hanseníase http://www.leprosyhistory.org
Fundação Paulista contra a Hanseníasehttp://www.fundacaohanseniase.org.br/
Movimento de reintegração de pessoas atingidas pela Hanseníasehttp://www.morhan.org.br/