Unhas Saudáveis

Sua saúde nas unhas

As cores comandam a moda neste verão, principalmente as mais vibrantes. Seguindo essa tendência as unhas também fazem parte da moda. Para deixa-las mais bonitas e charmosas as mulheres correm atrás dos mais variados tipos de esmaltes. São os metálicos, fluorescentes, frutacor, perolados, com efeitos 3D, enfim tudo que é colorido, diferente e dentro da moda.

Este mercado sofreu nos últimos anos um crescimento de 32,3%, segundo pesquisas da Nielsen. O que as apaixonadas por esmaltes não podem esquecer é que as unhas necessitam de cuidados especiais além das cores. Para não ter problemas de unhas fracas e quebradiças evite a manipulação excessiva de produtos químicos, esmaltes, removedores de unha a base de acetona, contato prolongado com a água, roer as unhas, entre outros.

Para ter unhas bem tratadas e bonitas de verdade tente mudar alguns hábitos simples. Utilize sempre luvas ao manusear produtos químicos de limpeza, fique alguns dias sem pintar as unhas, hidrate as mãos pelo menos 3 vezes ao dia e alimente-se bem.

Uma solução simples para unhas frágeis são as cápsulas de gelatina, alimentos ricos em ferro, o fortalecedor com casco de cavalo e hidratantes a base de ureia e silicone. Se o problema persistir procure avaliação de um dermatologista. Porque pode ser sinal de alguma doença mais séria.

Unhas muito frágeis, quebradiças, esbranquiçadas, amareladas ou com ranhuras pode ter relação doença internas como hepatite, gastroenterite, leucemia, AIDS, anemia, diabetes, hipertireoidismo, hiportireoidismo, lúpus, reumatismo, anemia, doenças cardíacas e renais. Carência de vitaminas A, B12, C e zinco também podem alterar o aspecto das unhas. Por esse motivo é importante uma alimentação balanceada.

Conheça alguns desses sinais:

    • Anemia: unhas quebradiças, secas, opacas, com vários sulcos transversais, formato côncavo da unha, descolamento distal.
    • Doenças cardíacas: unhas curvadas para baixo, alargadas, coloração arroxeada e pontos arroxeados.
    • Doenças renais: engrossamento das unhas, coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais esbranquiçadas, unha metade marrom, metade clara.
    • Doenças hepáticas: na cirrose estão presentes as chamadas “Unhas de Terry”- de cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal na parte distal, unha pálida, amarelada, arredondamento e aumento da unha.
    • Doenças gastrointestinais: unhas doloridas, frágeis e que se descolam da parte distal ou descamam. Presença de pontos hemorrágicos.
    • Diabetes: unhas grossas, avermelhadas e com visualização de vasos na pele. É comum a presença de micoses, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
    • Hipertireoidismo: afinamento e enfraquecimento das unhas, descolamento da parte distal e abaulamento.
    • Hipotireoidismo: unhas opacas e grossas.
    • Lúpus eritematoso: manchas brancas na unha, depressões puntiformes e descolamento da parte distal da unha e hemorragia da cutícula.
    • Reumatismo: unhas amareladas, com sulcos transversais, lúnula (mancha esbranquiçada e semilunar presente na base da unha) avermelhada e engrossamento sob a unha.
    • Leucemia: unha quebradiça, engrossamento ou perda total da unha.
    • AIDS: é frequente o acometimento da unha por infecções causadas por fungos, cândida, vírus e herpes e também a presença tumor vascular na unha.