Espaço Digital Ofertão

Viva com Saúde!

Previna o câncer de mama mantendo hábitos saudáveis

S ão inúmeras as orientações sobre como diagnosticar e prevenir o câncer de mama. Os meios de comunicação informam quais são os exames necessários para detectar a doença, a faixa de risco, entre outras dicas importantes. Mas pouco se fala que a qualidade de vida que levamos também é fundamental na prevenção do câncer, principalmente o de mama.

O câncer surge do resultado das agressões sofridas pelo organismo ao longo do tempo. Por esse motivo, o ideal é cuidar bem do corpo sempre. Assim você diminui as chances dele responder aos maus cuidados. Segundo o estudo do Fundo Mundial para pesquisa Contra o Câncer, manter o peso adequado, evitar o excesso de álcool e consumir alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais, e proteínas é uma forma de evitar o câncer muito eficaz.

Procure equilibrar a alimentação! Evite gorduras saturadas, carboidratos, bebidas adocicadas, excesso de álcool e o sedentarismo. O maior vilão entre os fatores de risco para o câncer é a carne vermelha. O ideal é que seja consumida 500 gramas por semana de carne, o equivalente a três bifes, de preferência cozida ou ensopada ao invés de frita.

Coloque em seu cardápio grãos, cereais, frutas, legumes. Coma sempre de forma equilibrada e pratique atividades físicas. O Câncer na maioria das vezes é assintomático, mas fique atenta aos sinais que o seu corpo pode apresentar.  Alterações na pela que recobre a mama, secreções no mamilo e nódulos nos seios e axilas é um sinal de alerta.

O câncer de mama responde por 22% dos casos de câncer nas mulheres. No Brasil, os casos de morte ainda são altos, isso porque a doença é diagnosticada em estágios avançados. O fator hereditário é responsável por apenas 10% dos casos, mas quem tem histórico familiar possui maiores chances de desenvolver a doença. Alguns estudos apontam o anticoncepcional (com elevadas taxas de estrogênio) como um fator outro de risco para algumas mulheres.

Por isso é importante fazer o autoexame apalpando os seios (qualquer idade), o exame clínico das mamas (mulheres de 40 a 49 anos) e a mamografia (mulheres 50 a 69). A prevenção é a melhor forma de combater o câncer e a detecção precoce dobra as chances de cura. Por isso realize os exames periodicamente e trate bem do seu corpo!