Drogarias Ofertão

Viva Com Saúde

Dicas de verão

Curta o verão sem problemas

O verão chegou com ele muito sol e calor. Estação que geralmente é sinônimo de muita diversão, com direito a praia, piscina, cervejinha com amigos, lanchezinhos na rua, entre outras atividades onde podemos ficar ao ar livre ou dentro de espaços refrigerados. Mas infelizmente esse clima de calor nos torna vulneráveis a contrair uma série de doenças típicas da estação. São elas a Dengue, intoxicação alimentar, hepatite A, desidratação, insolação e etc. Por tanto devemos ficar atentos a certos comportamentos e tomar algumas precauções.

Dicas para ter um verão longe de problemas:

Atenção às Doenças de Verão:

Desidratação – Quando a pessoa perde muito líquido por causa do calor e ingere menos água do que o corpo precisa, pode vir a apresentar sintomas como dor de cabeça e mal estar. A desidratação pode levar a insuficiência renal. Para evita-la beba muita água, chá, água de coco e sucos. Use roupas leves e procure permanecer em locais arejados.
Insolação – Exposição excessiva ao sol. Os sintomas são dores de cabeça, náusea, tonturas, falta de ar, febre, extremidades do corpo arroxeadas, levando até a inconsciência. Evite exposição ao sol das 10hs as 16 hs e use roupas leves.
Brotoeja – Pequenas bolhas que aparecem em geral no pescoço e axilas por causa da obstrução dos poros da pele. Para evitar procure utilizar roupas mais soltas e leves, protetor solar, mantenha a pele limpa e evite óleos corporais ou hidratantes muito oleosos.
Micose – Doença causada por fungos que surgem na virilha, no vão dos dedos e unhas por serem locais expostos a umidade por mais tempo. Ela coça e causa irritação provocando uma escamação avermelhada. Evite ficar com biquíni molhado, seque bem os pés após o banho (principalmente entre os dedos) e não ande descalço em banheiros públicos ou piscinas.
Conjuntivite – Inflamação da membrana transparente que recobre os olhos. Os sintomas são olhos vermelhos e lacrimejantes, fotofobia, sensação de areia nos olhos e produção de secreção amarela. Evite o contágio não compartilhando toalhas, óculos, não frequente praias poluídas ou piscinas sem tratamento de cloro. Evite também contato com pessoas contaminadas. Caso apresente algum desses sintomas procure um oftalmologista e não utilize colírios sem orientação médica.
Intoxicação alimentar – Digestão de alimentos que não foram manuseados e/ou conservados com higiene ou em locais apropriados. Geralmente alimentos expostos á temperatura ambiente por muito tempo são os principais vilões que causam a intoxicação alimentar. Os sintomas variam dependendo de cada organismo, os mais frequentes são náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, febre e até desidratação grave. Evite comer alimentos expostos ao ambiente e ao sol por muito tempo, lave bem frutas legumes e verduras, além disso lave as mãos antes de manusear os alimentos e prepare-os em ambientes limpos.
Dengue – É adquirida através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas são febre alta, dores de cabeça , músculos e articulação, náuseas, perda de apetite e bolinhas vermelhas pelo corpo. A única maneira de evitar a doença é eliminando o mosquito. Por isso faça a sua parte eliminando os criadouros! Não deixe água parada em recipientes como latas, garrafas, pneus, piscinas, vasos de planta, etc.
Otite – Inflamação no ouvido causada pela penetração de água e proliferação de bactérias e fungos. Não deixe cair água no ouvido, caso isso aconteça tente retirar logo. Use bolinhas de silicone durante o banho de mar ou de piscina.
Hepatite A – Doença que ataca o fígado, seu agente causador é o vírus da Hepatite viral tipo A. Pode levar vários meses para se manifestar. A Hepatite A é encontrada nas fezes do portador e é contraída por da via oral através de alimentos e água contaminada. Os principais sintomas são amarelamento da pele, dores de cabeça e musculares, além do aumento no tamanho do fígado. Em alguns casos o infectado pode apresentar sintomas de gripe, por isso é importante o diagnóstico médico. Para não contrair a Hepatite A evite contato prolongado com pessoas contaminadas, lave as mãos após manusear objetos infectados, lave abundantemente frutas, legumes, verduras, frutos do mar e cozinhe bem os alimentos.