Cuidados com a pele negra

Cuidados com a pele negra

J á ouvimos falar que a pele negra é mais resistente ao sol e aos efeitos do envelhecimento, além de apresentar mais firmeza. Ela tem inúmeras vantagens sobre a pela branca, mas não é por esse motivo que você vai diminuir os cuidados com corpo.
A grande resistência da pele negra a fatores irritantes em geral, se apresenta devido à larga produção de melanina (pigmentação que dá coloração à pele). A camada córnea da pele mais espessa e ao conteúdo lipídico encontrado em maior quantidade no organismo também aumentam a proteção.
Essas características vantajosas da raça negra pode apresentar pontos negativos que necessitam de alguns cuidados dermatológicos. Como esse tipo de pele produz muita melanina é comum a presença de melasmas (marcas escuras sem motivo aparente). O melasma em geral está ligado à gravidez, ao uso de anticoncepcionais e a irradiação solar. Além disso, o excesso de melanina facilita o aparecimento de manchas causadas pelas acnes, depilação, peeling, ente outros agentes que possam agredir a pele.
Por ter a camada interna da pele mais espessa a pele negra é mais oleosa. E por ser mais oleosa existe uma tendência maior para o surgimento de acne e a folicolite (inflamação do orifício do pelo). Outra desvantagem é a disposição para apresentar queloídes (cicatrizes volumosas), cicatrizes hipertróficas e dermatose papulosa nigra (pontinhos pretos salientes).
Os dermatologistas aconselham a fazer a higienização da pele pelo menos duas vezes ao dia, de preferência pela parte da manhã e outra a noite. Compre produtos específicos para o seu tipo de pele. No caso da pele negra o indicado é a utilização de produtos a base de gel, Para não obstruir os poros e causar o aparecimento de cravos ou espinhas. Outra recomendação é a utilização do filtro solar. Mesmo possuindo resistência maior que os outros tipos de pele aos efeitos do sol, o uso do protetor evita a incidência de manchas.

Alguns conselhos simples para cuidar do seu corpo e do rosto:

  • Evite espremer cravos e espinhas para não causar manchas e cicatrizes permanentes.
  • Use cremes específicos para regiões dos olhos, para evitar o aparecimento de rugas.
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia. A água é fundamental para a função celular e mantém o sistema fisiológico em perfeita harmonia.
  • Esfolie a pele no máximo duas vezes por semana, o excesso de pode agredir a pele ou provocar oleosidade.
  • Lave seus pinceis de maquiagem. Devido ao contato com a pele as cerdas podem acumular oleosidade, e com o tempo gerar bactérias causando espinhas.
  • Esfolie pés e mãos com cremes que contenham ureia e depois hidrate-os com produtos a base de óleo de Argan ou vitamina E.